Noticias e eventos Noticias e eventos

  
  
 Casa Pia em Marcha pela Erradicação da Pobreza e Exclusão Social Minimize

10-11-2014

No dia 17 de outubro um grupo de 16 educandos do 1º Ciclo do CED Dª Maria Pia participaram na Marcha pela Erradicação da Pobreza e Exclusão Social promovida pelo Exército de Salvação, entidade com a qual mantem parceria.
Esta marcha, que visou assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, percorreu várias ruas da zona envolvente do CED Dª Maria Pia e terminou na Mata Madre de Deus onde teve lugar uma largada de balões.
Esta iniciativa procurou sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de uma maior igualdade entre todos e a construção de um futuro melhor.

 

  
 Educandos da Casa Pia expõem no Panteão Nacional Minimize

10-11-2014

Está patente no Panteão Nacional até ao dia 16 de novembro a exposição de Fotografia “A Descoberta através da Lente” dos alunos Pedro Pimenta, Marta Henriques, Esmeralda Silva e Patrícia Soares do 12.ºano do Ensino Artístico Especializado (Curso de Comunicação Audiovisual) do CED D. Maria Pia.
O trabalho fotográfico integrou a programação do monumento no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2014, que decorreram nos dias 26, 27 e 28 de setembro, este ano subordinada ao tema Património, sempre uma Descoberta. Com este tema pretende-se chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações.
  
 Responsabilidade Social – Ação “Limpar para melhor” mobilizou grupo de colaboradores Minimize

 

28-10-2014

No passado dia 4 de Outubro, vários colaboradores da CPL juntaram-se, em regime de voluntariado, na Residência de Santa Isabel do CED de Santa Catarina para a realização de mais uma atividade no âmbito da Responsabilidade Social.
 
A atividade iniciou-se às 9h, tendo terminado por volta das 15h, após um excelente almoço confecionado por colaboradores.
Ao longo da manhã  realizou-se um pequeno jogo envolvendo todos os participantes intitulado “A Título de Curiosidade : O que sabemos da CPL”, com entrega de prémios simbólicos ao colaborador (a) e educando (a) que obtivesse o maior n.º de respostas certas.
 A colaboradora Marta Pires e os educandos  Artur Pereira e Francisco Elias foram os vencedores deste jogo.
A pedra basilar desta atividade foi o trabalho em equipa, onde estiveram sempre presentes os valores da solidariedade, respeito, coesão e espírito de equipa.
Este dia mostrou o potencial  do grupo na transformação de espaços, pintar muros, plantar árvores.
A vontade  e entusiamo de cada um foi o suficiente para se fazer uma atividade normal de forma diferente.
A  atividade “Limpar para Melhorar”  foi um sucesso.
 
PARABÉNS a todos, pois juntos demos um exemplo de CIDADANIA
 
“Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria”.
 
(William Shakespeare)

  

 

 

  
 Curso de Design de Moda presente na ModaLisboa Minimize

20-10-2014

No âmbito de atividades complementares do currículo do Curso de Design de Moda, alunas e ex- alunas tiveram a oportunidade de ver os desfiles de vários designers e pelas suas excelentes condutas algumas foram convocadas a estarem presentes nos backstages do evento.
 
o tema da 43º edição da ModaLisboa, que pretendeu homenagear as nossas raízes e convocar um legado que é património comum de moda.
 
Aqui ficam alguns momentos!

   

  
 Casa Pia participa na recolha de sangue do Instituto Nacional do Sangue Minimize

10-10-2014

Realizou-se no passado dia 26 de Setembro, no Auditório Anastácio da Cunha do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) de Pina Manique, a 2.ª ação de Recolha de Sangue, em colaboração com o Instituto Nacional do sangue. Esta ação realizou-se no âmbito da Responsabilidade Social, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior.
Esta ação permitiu fomentar o espírito de solidariedade e de Responsabilidade Social entre a comunidade Casa Pia. A adesão por parte de colaboradores e educandos da CPL foi relevante e com uma importância Social impar.
O muito obrigado a todos aqueles que aderiram a este gesto nobre.
Vamos continuar a dar sangue, porque “Dar sangue é dar Vida”.
  
 Casa Pia atua nos Jardins de belém Minimize

08-10-2014

NO passado dia 05 de Outubro, a Orquestra Ligeira Juvenil da Casa Pia de Lisboa encantou nos jardins do Palácio de Belém, no âmbito do 10º Aniversário do Museu da Presidência da República.
  
 Centro Cultural Casapiano acolhe lançamento Oficial de site da APAV Minimize

03-10-2014

 No passado dia 24 de Setembro, o Centro Cultural Casapiano acolheu o lançamento Oficial do novo site da APAV. Este evento contou com a presença do Senhor Embaixador dos Estados Unidos.

 

  
 Bruno Fagundes, filho do ator brasileiro António fagundes, visitou o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa Minimize

22-09-2014

No passado dia 19 de Setembro, a Casa Pia de Lisboa recebeu a visita de Bruno Fagundes, filho do ator António Fagundes, presença marcante em muitas telenovelas brasileiras exibidas em Portugal. No sentido de divulgar a sua peça de teatro que retrata um pouco a vida de uma pessoa surda, Bruno visitou o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira que é, de entre os CED da Casa Pia de Lisboa, aquele que se encontra vocacionado para a educação e ensino de crianças e jovens surdos, integrando a Instituição desde 1834. Nesta área é a maior instituição portuguesa, pautando a sua atuação, na última década, pela inovação pedagógica, sedimentada numa investigação profunda (Linguística e pedagógica), que permite aos surdos que acolhe o acesso pleno à educação, ensino e formação, com vista ao exercício pleno da cidadania.
Bruno Fagundes aprendeu LIBRAS para interpretar a peça de teatro no brasil que levou a uma enorme e comovente adesão da população surda brasileira. Esta peça esteve em cena durante um ano, e agora iniciou um Tour que incluí uma passagem por Lisboa neste mês de Setembro.

  
 O Ensino Vocacional de Teatro do CED D. Maria Pia apresentou o “ Teatro do Gil “ no Teatro da Trindade Minimize

11-08-2014

No dia 17 de Julho de 2014, decorreu, pelas 15 horas, no Teatro da Trindade a apresentação do Teatro do Gil, a representação e construção dos cenários e adereços foram realizados pelos educandos do Curso de Teatro do Ensino Vocacional, do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia. Esta apresentação foi o resultado de um trabalho realizado a partir da adaptação do texto poético inédito de José Jorge Letria,” A Historia do Gil”, sobre a história do Teatro. Direção Artística e Encenação, Cecília Piscarreta.
Este projeto foi criado com a preocupação de criar linhas transversais a todas as disciplinas lecionadas. A concretização deste objeto artístico só foi possível graças à colaboração de toda a equipa educativa do Ensino Vocacional e contamos com a colaboração na seleção e gravação de música do Maestro Miguel Oliveira. Queremos agradecer à Comuna Teatro de Pesquisa pelo empréstimo do Guarda Roupa e a toda a equipa do Teatro da Trindade, em especial ao seu Diretor Rui Sérgio que permitiu a nossa apresentação nesse espaço privilegiado da nossa cultura. 
Esta apresentação contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia, Dr. ª Cristina Fangueiro, com Direção do CED D. Maria Pia, com os docentes do Ensino Vocacional, com muitos encarregados de educação, e com Ana Ascensão do Teatro Nacional D. Maria II, representante da empresa parceira deste curso.
  
 Casa Pia no Castelo de Windsor Minimize

25-07-2014

Deslocação do educando Paulo e a Professora Filipa, do CED Jacob Rodrigues Pereira ao Castelo de Windsor, Inglaterra, em representação da Casa Pia de Lisboa, para apresentação pública da experiência no Prémio Infante D. Henrique.
 
  
 Casa Pia divulga Curso de Design de Moda na Estação de Comboios de Carcavelos Minimize

22-07-2014

Realizou-se no passado dia 17 de Julho, uma ação de divulgação do Curso Profissional de Design de Moda na Estação de Carcavelos. Esta ação consistiu numa sessão fotográfica de modelos produzidos pelos educandos do curso acompanhada pela distribuição de flyers com a descrição do curso em aberto para o ano letivo 2014/2015. Agradecemos à REFER toda a colaboração e disponibilidade que tornou possível esta iniciativa.
  
 Educandos da Casa Pia de Lisboa terminam viagem a bordo do NTM Creoula Minimize

18-07-2014

Na chegada à Base Naval de Lisboa, juntaram-se aos instruendos, o Presidente da APORVELA e a Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, para a cerimónia e entrega de diplomas que marcam o fim de uma viagem que estes jovens jamais irão esquecer.

Fonte: Marinha Portuguesa

  
 Casa Pia comemorou 234 anos no passado dia 3 de julho Minimize

17-07-2014

 
A Casa Pia de Lisboa comemorou o seu 234º aniversário, no dia 03 de julho. A data foi assinalada com um conjunto de iniciativas durante todo o dia, que começaram logo pela manhã, com uma homenagem ao fundador da Instituição, Diogo Inácio de Pina Manique, com a habitual cerimónia de deposição de coroa de flores junto à sua estátua, em Belém.
 
Este ano, o local das comemorações, foi no Colégio S. João de Brito, onde teve lugar a cerimónia religiosa, na Igreja do Colégio, seguindo-se depois para o auditório onde se desenrolou o espetáculo principal com atuações dos vários grupos de expressão da Casa Pia de Lisboa, que incluiu uma dramatização da sua fundação. Este ano a apresentadora convidada foi a jornalista Fernanda Freitas, intimamente ligada a questões sociais, e o convidado especial o vocalista da banda Sétima Legião, Pedro Oliveira que atuou ao vivo com educandos e professores da Casa Pia de Lisboa, num dos momentos altos do dia, nas suas palavras “ser músico é isto”. Após este momento comemorativo, todos os convidados, encaminhados pelos “Mimos” do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, cantaram os parabéns à Casa Pia, seguindo-se um lanche convívio para todos os presentes.

Galeria Fotográfica

  
 Comemorações do 234º aniversário da Casa Pia - Exposição “O Documento Antigo” Minimize
11-07-2014
 
No âmbito das comemorações do 234º aniversário da Casa Pia, foi Inaugurada no dia 1 de Julho a Exposição “O Documento Antigo” na galeria de exposições temporárias do Centro Cultural Casapiano. Esta exposição apresenta alguns tesouros, curiosidades e raridades que fazem parte do património bibliográfico, fotográfico e patrimonial da CPL e que, por razões de conservação, raramente são expostas. Dividida em três núcleos: I - A Casa Pia em Imagens, II- O documento antigo  e III- Instrumentos de pedagogia, esta mostra documenta o carácter inovador e culturalmente avançado da Casa Pia nas suas práticas pedagógicas.  Todos os interessados poderão visitar esta exposição até meados de Setembro.  

Galeria fotográfica 1 2

  
 Comemorações do 234º Aniversário da Fundação da Casa Pia de Lisboa - Encontro Minimize

11-07-2014

Dia 1 de Julho foi a data do início oficial das Comemorações do 234º  Aniversário da Fundação da Casa Pia de Lisboa. Além do Torneio de Futebol realizado pela manhã, teve lugar, pelas 15h, o Encontro “Identidade e Percursos Casapianos”, realizado no Centro Cultural Casapiano. Este encontro reuniu quatro gerações de casapianos com o objetivo de, através da troca de experiências, debate e discussão tentar responder à pergunta: “Existe uma identidade casapiana? Como se define?”. Quatro convidados, tendo como moderadora a Presidente da Casa Pia de Lisboa, Dr.ª Cristina Fangueiro, partilharam as suas experiências de vida na Instituição e deram forma à resposta através dos seus percursos de vida.

Galeria Fotográfica

  
  Comemorações do 234º aniversário da Casa Pia - Torneio de Futebol Minimize

11-07-2014

 
1 de Julho  - Início oficial das Comemorações do 234º  Aniversário da Fundação da Casa Pia de Lisboa, com o primeiro ato oficial: torneio de futebol inter-CED nas instalações do CPAC, reforçando o desporto como uma atividade fundamental do projeto educativo da CPL.
 
Galeria fotográfica
  
 Educandos do CED Jacob Rodrigues Pereira Premiados em Concurso Minimize

18-06-2014

O Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira participou no concurso “Uma Aventura Literária 2014” sendo premiado em várias categorias. Veja aqui o testemunho das turmas que participaram…»»

  
 Casa Pia de Lisboa recebe 1º prémio no concurso "SEparar para reciclar" Minimize

11-06-2014

No passado dia 5 de junho, a convite do “Programa Escola a Escola Pró-Ambiente”, o Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) D. Maria Pia esteve presente na 84.ª Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, pelas 14:30h, para assistir à entrega dos prémios aos vencedores da 4ª edição do Concurso “SPR- Separar para reciclar” e receber assim o 1.º prémio referente ao concurso.
A cerimónia contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Lisboa, da empresa “Valorsul SA”, da Direção do CED, educandos, professores e educadores da comunidade educativa.
A organização do Concurso “Separar para Reciclar” foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente Urbano / Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária e Ambiental e contou com o apoio da Valorsul, no âmbito do Programa “Eco-Valor” 2013/2014.
  
 A Quinta do Arrife assinala Dia Mundial da Criança Minimize

11-06-2014

O Dia Mundial da Criança é uma efeméride quase incontornável no mundo educativo atual. Nesse sentido, o CED Francisco Margiochi abriu portas às crianças e suas famílias, no dia 31 de maio. De burro, a cuidar dos animais, no pão e nos jogos tradicionais, os visitantes puderam experienciar o ambiente dinâmico e surpreendente da Quinta do Arrife. Fazendo jus à tradição, o Dia da Criança também foi assinalado na região envolvente e o CED Francisco Margiochi, como parceiro local, participou em três eventos:
 - O “Dia das profissões” da semana da criança organizada pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo - Hospital de Torres Novas, com o tema “Quando crescer quero ser…”;
 - Na Câmara Municipal Santarém, no Jardim da Liberdade, com o atelier “Alimentação”, promovendo a ligação entre os produtos agrícolas e a alimentação;
 - Colaboração com a Câmara Municipal de Alcanena, na atividade de tiro com arco, focando a energia e a atenção das crianças, aprendizagem relevante para a vida escolar e social.
No seu conjunto, foram quatro experiências muito significativas para consolidar a imagem local e a identidade socioeducativa não formal do CED Francisco Margiochi.
 
  
 Reportagem Moda Portugal RTP - Curso Profissional Técnico de Relojoaria Minimize
 
  
 Patriarca de Lisboa preside a Cerimónia na Casa Pia Minimize

05-06-2014

No passado dia 28 de maio, os educandos do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) de Nossa Senhora da Conceição, que frequentam a catequese, celebraram os Sacramentos de Iniciação Cristã do Batismo, do Crisma e da Primeira Comunhão, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Com o tema; " Jesus Cristo Ressuscitado é Razão da nossa Fé ", os nossos educandos viveram intensamente esta Celebração.
 
A Cerimónia foi presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, acompanhado do Pároco de Santa Isabel, Pe José Manuel de Almeida, do Reitor da igreja de Nª Srª da Conceição, Pe. Ismael Teixeira e do Cónego Pe. José Manuel Ferreira.
Estiveram presentes o Dr. Gabriel Osório de Barros, Chefe de Gabinete de sua excelência o Ministro Dr. Pedro Mota Soares, o Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, a Direção do CED  N. Sra. da Conceição e de outros CED, colaboradores, famílias e educandos.
 
A Celebração teve a participação do coro da Casa Pia com acompanhamento instrumental pelos docentes de educação musical dos CED Maria Pia, Jacob Rodrigues Pereira e Nª Srª da Conceição.
 
No final, teve lugar um pequeno lanche, preparado e servido pelos educandos dos Cursos de Pastelaria e Mesa/ Bar do CED D. Nuno Álvares Pereira.
  
 Casa Pia premiada no Campeonato das Profissões - Skills Minimize

05-06-2014

A Casa Pia de Lisboa participou, com 17 educandos, no Campeonato Nacional das profissões – Skills, que se realizou-se entre os dias 25 e 30 de maio, no centro de formação do IEFP, Porto - cerco, Escola de Hotelaria do Porto e no Centro Comercial Dolce Vita.
Os vencedores do Campeonato Nacional das Profissões foram anunciados na Cerimónia de Encerramento, no dia 30 de maio, na Casa da Música durante a qual foram atribuídas 147 medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores classificados de cada profissão.
A Casa Pia de Lisboa conquistou 7 medalhas nas profissões de Desenho Construção Civil CAD, Ótica Ocular, Receção Hoteleira e Relojoaria.
O evento, de carácter nacional, contou com a participação de 380 jovens, dos 17 aos 25 anos, provenientes de centros de formação profissional, escolas e empresas de todo o país, que competiram entre si num conjunto de 45 profissões, desde as artes criativas, gestão e tecnologias de informação, produção, engenharia e tecnologia, transporte e logística, serviços sociais, pessoais e turismo.
Os jovens premiados vão representar de Portugal no 4º Campeonato Europeu das Profissões - "Euroskills" - a realizar na cidade francesa de Lille, em Outubro, e no Campeonato Mundial das Profissões - "Worldskills", a disputar em Agosto de 2015, em São Paulo, Brasil.
  
 Casa Pia participa na IV Feira de Educação Especial de Belém Minimize

04-06-2014

Realizou-se no passado dia 30 de maio a IV Feira de Educação Especial de Belém, organizada pela comissão social da Freguesia de Belém. Esta feira teve como objetivo divulgar a técnicos, pais/encarregados de educação e população em geral as respostas e apoios ao nível da educação especial.
A Casa Pia de Lisboa esteve representada pelo CED António Aurélio da Costa Ferreira, CED Jacob Rodrigues Pereira e CED D. Nuno Álvares Pereira.
  
  
  
 ARQUIVO - NOTICIAS 2014 Minimize
  
 Arquivo - Noticias Minimize
  
  Minimize
  
 Quinta do Arrife no Jornal Almonda Minimize

 

Jornal Almonda, Edição nº4871 de 23 de Março - Artigo "Quinta do Arrife, Descobrir a Natureza aqui ao lado...Ler mais»»
  
 O Percurso da Transformação - Sensibilizar para o Ambiente Minimize
  
 Casa Pia promove os direitos das crianças Minimize
  
 Mestres dos Relógios - Revista EPICUR Minimize
  
 "Horas de Aprender"- Reportagem Jornal i - Técnico de Relojoaria Minimize

 

"Na sala de aula há tabuleiros com pequenas ferramentas, pinças, pincéis, borrachas, esfregões e lupas, tudo em tamanho pequeno,meticulosamente alinhados."...saiba mais