Noticias e eventos Noticias e eventos

  
  
 Casa Pia de Lisboa/Retrospetiva 2014 Minimize

  
 Curso de Design de Moda da Casa Pia de Lisboa contribui para o 1º UltraTech da marca internacional Earbox Minimize
16-12-2014
  
 
Desenvolvido pela colaboração entre Casa Pia e EarBOX, o primeiro casaco UltraTECH foi testado para PARKOUR e aprovado pela equipa LINE TEAM que fez importantes ajustes para a utilização perfeita do casaco!
O primeiro produto UltraTECH da EarBOX já se encontra disponível! Para o adquirir basta ir a www.earboxwear.com
  
 CONCERTO DA ORQUESTRA DE CORDAS E CORO DA CASA PIA DE LISBOA E ARTISTAS CONVIDADOS Minimize

10-12-2014

À semelhança do ano anterior, e enquadrado no arranque do novo ano letivo, a Casa Pia deu destaque ao ensino da música e realizou um concerto da Orquestra de Cordas e Coro da Casa Pia de Lisboa e artistas convidados, no Teatro Tivoli. Numa partilha de conhecimentos, experiências e sons, foi uma noite mágica de fusão de aprendizagens do ensino da música na Casa Pia com grandes músicos nacional e internacionalmente reconhecidos como Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda, o quarteto de Carlos Martins, saxofonista, Compositor e Professor de música, José Samora, antigo aluno da Instituição e uma voz marcante, a cravista Joana Bagulho, Tito Paris, com a sua voz inconfundível.
Com a sala esgotada, os alunos da Casa Pia proporcionaram um espetáculo que demonstrou o gosto, o interesse e a vontade em aprender e em tocar música.
O espetáculo foi apresentado por José Pedro Vasconcelos que imediatamente aceitou o convite para participar nesta iniciativa. A Casa Pia contou com o apoio do BBVA e da produtora UAU para a concretização deste concerto.
Foi uma noite de magia que tocou muitos corações e fez sorrir toda a plateia.
  
 CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO LECTIVO 2014/2015 – 25 DE NOVEMBRO Minimize

09-12-2014

A Cerimónia teve início pelas 15H00 com uma Missa de Ação de Graças na Igreja de Santa Maria de Belém no Mosteiro dos Jerónimos. À semelhança dos anos anteriores a eucaristia foi presidida pelo Cónego José Manuel Ferreira e contou com o tradicional cortejo de oferendas dos vários Centros de Educação e Desenvolvimento, e cânticos do Coro da Instituição.

Pelas 16H30 os educandos, familiares, colaboradores da Casa Pia de Lisboa e vários convidados reuniram-se no Pavilhão Januário Barreto do CED Pina Manique onde, perante uma plateia cheia, se procedeu ao reconhecimento do empenho dos nossos educandos através da atribuição dos Prémios de Mérito e, também, medalhas de bronze no âmbito do Prémio Infante D. Henrique.

A Diretora Executiva do CED Pina Manique, Engª Bárbara Evangelista, fez uma pequena intervenção onde realçou o trabalho e o espírito de equipa chamando ao palco os vários diretores executivos dos Centros de Educação e Desenvolvimento da Casa Pia de Lisboa. Seguiu-se a atribuição de Prémios de Mérito, em diferentes categorias, aos vários educandos que, ao longo do ano lectivo transato se destacaram. Atribuição destes prémios, desde do 1º ciclo do ensino básico, são destinados a reconhecer as aptidões, atitudes e comportamentos dos educandos dos respetivos Centros de Educação e Desenvolvimento, que se tenham evidenciado nas diversas dimensões ao longo da sua educação e formação.

Os prémios de mérito foram atribuídos ao Melhor Educando(a) de 1º, 2º, 3º ciclo do ensino básico e cursos de educação e Formação, Melhor educando(a) de cada Centro de Educação e Desenvolvimento, Prémio Engenheiro Mário Maurício Miguel dos Santos, Prémios de Mérito desportivo Mamede Augusto Arvellos Formosinho, Prémio Mérito Artístico Mário Cesariny, Prémio Iniciativa Dra. Leontina Resina Dias, e, finalmente, Prémio Pina Manique destinado ao melhor educando(a) em acolhimento residencial. Este momento contou igualmente com a atribuição de medalhas pelo Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, no âmbito do Prémio Infante D. Henrique. Este é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social de atividades voluntárias e não competitivas, que se destina a todos os jovens dos 14 aos 25 anos, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos ativos e participativos, contribuindo positivamente na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, a comunidade e o mundo. O Coro da Casa Pia, animou todos os presentes, com um momento musical com o tema “Isto é Swing”

Nesta cerimónia a homenagem não se fez apenas aos educandos, mas também a 54 colaboradores desta Instituição que neste ano completaram 25 anos ao serviço da Instituição. Representando esta grande “Casa”, o Conselho Diretivo, o Departamento de Apoio à Coordenação e o representante dos vários Centros de Educação e Desenvolvimento entregaram as medalhas felicitando todos os colaboradores pelo trabalho desenvolvido em prol da missão desta Instituição. Seguiu-se a Intervenção da Presidente do Conselho diretivo da Casa Pia de Lisboa, Cristina Fangueiro.

A Cerimónia terminou com o já habitual lanche convívio onde todos os convidados puderam partilhar experiências para preparar o novo ano letivo.

Galeria Fotográfica»»

  
 Cerimónia de Entrega dos Prémios Empresa 2014 Minimize

 

05-12-2014

A Casa Pia de Lisboa (CPL) assinalou o começo das atividades letivas para o ano 2013/2014 no passado dia 24 de Novembro, com uma cerimónia inédita, exclusivamente dirigida às empresas/entidades que têm colaborado com a Casa Pia no âmbito da formação profissional, quer na Formação em Contexto de Trabalho, como também como entidades empregadoras que assim validam a excelência e profissionalismo do ensino da Instituição.
Foi assim criado um Certificado  - Prémio Empresa 2014 – que dá o nome à cerimónia, que atesta o reconhecimento do profissionalismo e dedicação dos nossos jovens no desempenho das suas funções profissionais junto das mesmas. O prémio a atribuir poderá assumir um caráter pecuniário ou não pecuniário e é definido pela empresa/entidade que o atribui.
A cerimónia de entrega dos prémios empresas 2014 realizou-se no auditório do Centro Cultural Casapiano, onde 44 empresas parceiras da Casa Pia de Lisboa entre elas El Corte Inglés, Grupo Jerónimo Martins, Auchan Portugal, Halcon viagens, Tempus internacional, Time e Pires e irmão se associaram a esta iniciativa e atribuíram prémios a 29 educandos, grande parte destes contratos de trabalho. Paralelamente à entrega de prémios realizou-se um debate/discussão sobre o papel das empresas parceiras nos processos de adequação da formação da CPL às necessidades do mercado de trabalho.
Nesta cerimónia estiveram presentes Sua Excelência o Secretário de Estado do Emprego, Dr. Octávio de Oliveira, o Presidente do IEFP, e o Presidente da ANQEP.
  
 Casa Pia em Marcha pela Erradicação da Pobreza e Exclusão Social Minimize

10-11-2014

No dia 17 de outubro um grupo de 16 educandos do 1º Ciclo do CED Dª Maria Pia participaram na Marcha pela Erradicação da Pobreza e Exclusão Social promovida pelo Exército de Salvação, entidade com a qual mantem parceria.
Esta marcha, que visou assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, percorreu várias ruas da zona envolvente do CED Dª Maria Pia e terminou na Mata Madre de Deus onde teve lugar uma largada de balões.
Esta iniciativa procurou sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de uma maior igualdade entre todos e a construção de um futuro melhor.

 

  
 Educandos da Casa Pia expõem no Panteão Nacional Minimize

10-11-2014

Está patente no Panteão Nacional até ao dia 16 de novembro a exposição de Fotografia “A Descoberta através da Lente” dos alunos Pedro Pimenta, Marta Henriques, Esmeralda Silva e Patrícia Soares do 12.ºano do Ensino Artístico Especializado (Curso de Comunicação Audiovisual) do CED D. Maria Pia.
O trabalho fotográfico integrou a programação do monumento no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2014, que decorreram nos dias 26, 27 e 28 de setembro, este ano subordinada ao tema Património, sempre uma Descoberta. Com este tema pretende-se chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações.
  
 Responsabilidade Social – Ação “Limpar para melhor” mobilizou grupo de colaboradores Minimize

 

28-10-2014

No passado dia 4 de Outubro, vários colaboradores da CPL juntaram-se, em regime de voluntariado, na Residência de Santa Isabel do CED de Santa Catarina para a realização de mais uma atividade no âmbito da Responsabilidade Social.
 
A atividade iniciou-se às 9h, tendo terminado por volta das 15h, após um excelente almoço confecionado por colaboradores.
Ao longo da manhã  realizou-se um pequeno jogo envolvendo todos os participantes intitulado “A Título de Curiosidade : O que sabemos da CPL”, com entrega de prémios simbólicos ao colaborador (a) e educando (a) que obtivesse o maior n.º de respostas certas.
 A colaboradora Marta Pires e os educandos  Artur Pereira e Francisco Elias foram os vencedores deste jogo.
A pedra basilar desta atividade foi o trabalho em equipa, onde estiveram sempre presentes os valores da solidariedade, respeito, coesão e espírito de equipa.
Este dia mostrou o potencial  do grupo na transformação de espaços, pintar muros, plantar árvores.
A vontade  e entusiamo de cada um foi o suficiente para se fazer uma atividade normal de forma diferente.
A  atividade “Limpar para Melhorar”  foi um sucesso.
 
PARABÉNS a todos, pois juntos demos um exemplo de CIDADANIA
 
“Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria”.
 
(William Shakespeare)

  

 

 

  
 Curso de Design de Moda presente na ModaLisboa Minimize

20-10-2014

No âmbito de atividades complementares do currículo do Curso de Design de Moda, alunas e ex- alunas tiveram a oportunidade de ver os desfiles de vários designers e pelas suas excelentes condutas algumas foram convocadas a estarem presentes nos backstages do evento.
 
o tema da 43º edição da ModaLisboa, que pretendeu homenagear as nossas raízes e convocar um legado que é património comum de moda.
 
Aqui ficam alguns momentos!

   

  
 Casa Pia participa na recolha de sangue do Instituto Nacional do Sangue Minimize

10-10-2014

Realizou-se no passado dia 26 de Setembro, no Auditório Anastácio da Cunha do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) de Pina Manique, a 2.ª ação de Recolha de Sangue, em colaboração com o Instituto Nacional do sangue. Esta ação realizou-se no âmbito da Responsabilidade Social, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior.
Esta ação permitiu fomentar o espírito de solidariedade e de Responsabilidade Social entre a comunidade Casa Pia. A adesão por parte de colaboradores e educandos da CPL foi relevante e com uma importância Social impar.
O muito obrigado a todos aqueles que aderiram a este gesto nobre.
Vamos continuar a dar sangue, porque “Dar sangue é dar Vida”.
  
 Casa Pia atua nos Jardins de belém Minimize

08-10-2014

NO passado dia 05 de Outubro, a Orquestra Ligeira Juvenil da Casa Pia de Lisboa encantou nos jardins do Palácio de Belém, no âmbito do 10º Aniversário do Museu da Presidência da República.
  
 Centro Cultural Casapiano acolhe lançamento Oficial de site da APAV Minimize

03-10-2014

 No passado dia 24 de Setembro, o Centro Cultural Casapiano acolheu o lançamento Oficial do novo site da APAV. Este evento contou com a presença do Senhor Embaixador dos Estados Unidos.

 

  
 Bruno Fagundes, filho do ator brasileiro António fagundes, visitou o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa Minimize

22-09-2014

No passado dia 19 de Setembro, a Casa Pia de Lisboa recebeu a visita de Bruno Fagundes, filho do ator António Fagundes, presença marcante em muitas telenovelas brasileiras exibidas em Portugal. No sentido de divulgar a sua peça de teatro que retrata um pouco a vida de uma pessoa surda, Bruno visitou o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira que é, de entre os CED da Casa Pia de Lisboa, aquele que se encontra vocacionado para a educação e ensino de crianças e jovens surdos, integrando a Instituição desde 1834. Nesta área é a maior instituição portuguesa, pautando a sua atuação, na última década, pela inovação pedagógica, sedimentada numa investigação profunda (Linguística e pedagógica), que permite aos surdos que acolhe o acesso pleno à educação, ensino e formação, com vista ao exercício pleno da cidadania.
Bruno Fagundes aprendeu LIBRAS para interpretar a peça de teatro no brasil que levou a uma enorme e comovente adesão da população surda brasileira. Esta peça esteve em cena durante um ano, e agora iniciou um Tour que incluí uma passagem por Lisboa neste mês de Setembro.

  
 O Ensino Vocacional de Teatro do CED D. Maria Pia apresentou o “ Teatro do Gil “ no Teatro da Trindade Minimize

11-08-2014

No dia 17 de Julho de 2014, decorreu, pelas 15 horas, no Teatro da Trindade a apresentação do Teatro do Gil, a representação e construção dos cenários e adereços foram realizados pelos educandos do Curso de Teatro do Ensino Vocacional, do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia. Esta apresentação foi o resultado de um trabalho realizado a partir da adaptação do texto poético inédito de José Jorge Letria,” A Historia do Gil”, sobre a história do Teatro. Direção Artística e Encenação, Cecília Piscarreta.
Este projeto foi criado com a preocupação de criar linhas transversais a todas as disciplinas lecionadas. A concretização deste objeto artístico só foi possível graças à colaboração de toda a equipa educativa do Ensino Vocacional e contamos com a colaboração na seleção e gravação de música do Maestro Miguel Oliveira. Queremos agradecer à Comuna Teatro de Pesquisa pelo empréstimo do Guarda Roupa e a toda a equipa do Teatro da Trindade, em especial ao seu Diretor Rui Sérgio que permitiu a nossa apresentação nesse espaço privilegiado da nossa cultura. 
Esta apresentação contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia, Dr. ª Cristina Fangueiro, com Direção do CED D. Maria Pia, com os docentes do Ensino Vocacional, com muitos encarregados de educação, e com Ana Ascensão do Teatro Nacional D. Maria II, representante da empresa parceira deste curso.
  
 Reportagem Moda Portugal RTP - Curso Profissional Técnico de Relojoaria Minimize
 
  
  
  
 ARQUIVO - NOTICIAS 2014 Minimize
  
 Arquivo - Noticias Minimize
  
  Minimize
  
 Quinta do Arrife no Jornal Almonda Minimize

 

Jornal Almonda, Edição nº4871 de 23 de Março - Artigo "Quinta do Arrife, Descobrir a Natureza aqui ao lado...Ler mais»»
  
 O Percurso da Transformação - Sensibilizar para o Ambiente Minimize
  
 Casa Pia promove os direitos das crianças Minimize
  
 Mestres dos Relógios - Revista EPICUR Minimize
  
 "Horas de Aprender"- Reportagem Jornal i - Técnico de Relojoaria Minimize

 

"Na sala de aula há tabuleiros com pequenas ferramentas, pinças, pincéis, borrachas, esfregões e lupas, tudo em tamanho pequeno,meticulosamente alinhados."...saiba mais