Noticias e eventos Noticias e eventos

  
  
 O Ensino Vocacional de Teatro do CED D. Maria Pia apresentou o “ Teatro do Gil “ no Teatro da Trindade Minimizar

11-08-2014

No dia 17 de Julho de 2014, decorreu, pelas 15 horas, no Teatro da Trindade a apresentação do Teatro do Gil, a representação e construção dos cenários e adereços foram realizados pelos educandos do Curso de Teatro do Ensino Vocacional, do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia. Esta apresentação foi o resultado de um trabalho realizado a partir da adaptação do texto poético inédito de José Jorge Letria,” A Historia do Gil”, sobre a história do Teatro. Direção Artística e Encenação, Cecília Piscarreta.
Este projeto foi criado com a preocupação de criar linhas transversais a todas as disciplinas lecionadas. A concretização deste objeto artístico só foi possível graças à colaboração de toda a equipa educativa do Ensino Vocacional e contamos com a colaboração na seleção e gravação de música do Maestro Miguel Oliveira. Queremos agradecer à Comuna Teatro de Pesquisa pelo empréstimo do Guarda Roupa e a toda a equipa do Teatro da Trindade, em especial ao seu Diretor Rui Sérgio que permitiu a nossa apresentação nesse espaço privilegiado da nossa cultura. 
Esta apresentação contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia, Dr. ª Cristina Fangueiro, com Direção do CED D. Maria Pia, com os docentes do Ensino Vocacional, com muitos encarregados de educação, e com Ana Ascensão do Teatro Nacional D. Maria II, representante da empresa parceira deste curso.
  
 Casa Pia no Castelo de Windsor Minimizar

25-07-2014

Deslocação do educando Paulo e a Professora Filipa, do CED Jacob Rodrigues Pereira ao Castelo de Windsor, Inglaterra, em representação da Casa Pia de Lisboa, para apresentação pública da experiência no Prémio Infante D. Henrique.
 
  
 Casa Pia divulga Curso de Design de Moda na Estação de Comboios de Carcavelos Minimizar

22-07-2014

Realizou-se no passado dia 17 de Julho, uma ação de divulgação do Curso Profissional de Design de Moda na Estação de Carcavelos. Esta ação consistiu numa sessão fotográfica de modelos produzidos pelos educandos do curso acompanhada pela distribuição de flyers com a descrição do curso em aberto para o ano letivo 2014/2015. Agradecemos à REFER toda a colaboração e disponibilidade que tornou possível esta iniciativa.
  
 Educandos da Casa Pia de Lisboa terminam viagem a bordo do NTM Creoula Minimizar

18-07-2014

Na chegada à Base Naval de Lisboa, juntaram-se aos instruendos, o Presidente da APORVELA e a Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, para a cerimónia e entrega de diplomas que marcam o fim de uma viagem que estes jovens jamais irão esquecer.

Fonte: Marinha Portuguesa

  
 Casa Pia comemorou 234 anos no passado dia 3 de julho Minimizar

17-07-2014

 
A Casa Pia de Lisboa comemorou o seu 234º aniversário, no dia 03 de julho. A data foi assinalada com um conjunto de iniciativas durante todo o dia, que começaram logo pela manhã, com uma homenagem ao fundador da Instituição, Diogo Inácio de Pina Manique, com a habitual cerimónia de deposição de coroa de flores junto à sua estátua, em Belém.
 
Este ano, o local das comemorações, foi no Colégio S. João de Brito, onde teve lugar a cerimónia religiosa, na Igreja do Colégio, seguindo-se depois para o auditório onde se desenrolou o espetáculo principal com atuações dos vários grupos de expressão da Casa Pia de Lisboa, que incluiu uma dramatização da sua fundação. Este ano a apresentadora convidada foi a jornalista Fernanda Freitas, intimamente ligada a questões sociais, e o convidado especial o vocalista da banda Sétima Legião, Pedro Oliveira que atuou ao vivo com educandos e professores da Casa Pia de Lisboa, num dos momentos altos do dia, nas suas palavras “ser músico é isto”. Após este momento comemorativo, todos os convidados, encaminhados pelos “Mimos” do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, cantaram os parabéns à Casa Pia, seguindo-se um lanche convívio para todos os presentes.

Galeria Fotográfica

  
 Comemorações do 234º aniversário da Casa Pia - Exposição “O Documento Antigo” Minimizar
11-07-2014
 
No âmbito das comemorações do 234º aniversário da Casa Pia, foi Inaugurada no dia 1 de Julho a Exposição “O Documento Antigo” na galeria de exposições temporárias do Centro Cultural Casapiano. Esta exposição apresenta alguns tesouros, curiosidades e raridades que fazem parte do património bibliográfico, fotográfico e patrimonial da CPL e que, por razões de conservação, raramente são expostas. Dividida em três núcleos: I - A Casa Pia em Imagens, II- O documento antigo  e III- Instrumentos de pedagogia, esta mostra documenta o carácter inovador e culturalmente avançado da Casa Pia nas suas práticas pedagógicas.  Todos os interessados poderão visitar esta exposição até meados de Setembro.  

Galeria fotográfica 1 2

  
 Comemorações do 234º Aniversário da Fundação da Casa Pia de Lisboa - Encontro Minimizar

11-07-2014

Dia 1 de Julho foi a data do início oficial das Comemorações do 234º  Aniversário da Fundação da Casa Pia de Lisboa. Além do Torneio de Futebol realizado pela manhã, teve lugar, pelas 15h, o Encontro “Identidade e Percursos Casapianos”, realizado no Centro Cultural Casapiano. Este encontro reuniu quatro gerações de casapianos com o objetivo de, através da troca de experiências, debate e discussão tentar responder à pergunta: “Existe uma identidade casapiana? Como se define?”. Quatro convidados, tendo como moderadora a Presidente da Casa Pia de Lisboa, Dr.ª Cristina Fangueiro, partilharam as suas experiências de vida na Instituição e deram forma à resposta através dos seus percursos de vida.

Galeria Fotográfica

  
  Comemorações do 234º aniversário da Casa Pia - Torneio de Futebol Minimizar

11-07-2014

 
1 de Julho  - Início oficial das Comemorações do 234º  Aniversário da Fundação da Casa Pia de Lisboa, com o primeiro ato oficial: torneio de futebol inter-CED nas instalações do CPAC, reforçando o desporto como uma atividade fundamental do projeto educativo da CPL.
 
Galeria fotográfica
  
 Educandos do CED Jacob Rodrigues Pereira Premiados em Concurso Minimizar

18-06-2014

O Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira participou no concurso “Uma Aventura Literária 2014” sendo premiado em várias categorias. Veja aqui o testemunho das turmas que participaram…»»

  
 Casa Pia de Lisboa recebe 1º prémio no concurso "SEparar para reciclar" Minimizar

11-06-2014

No passado dia 5 de junho, a convite do “Programa Escola a Escola Pró-Ambiente”, o Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) D. Maria Pia esteve presente na 84.ª Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, pelas 14:30h, para assistir à entrega dos prémios aos vencedores da 4ª edição do Concurso “SPR- Separar para reciclar” e receber assim o 1.º prémio referente ao concurso.
A cerimónia contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Lisboa, da empresa “Valorsul SA”, da Direção do CED, educandos, professores e educadores da comunidade educativa.
A organização do Concurso “Separar para Reciclar” foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente Urbano / Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária e Ambiental e contou com o apoio da Valorsul, no âmbito do Programa “Eco-Valor” 2013/2014.
  
 A Quinta do Arrife assinala Dia Mundial da Criança Minimizar

11-06-2014

O Dia Mundial da Criança é uma efeméride quase incontornável no mundo educativo atual. Nesse sentido, o CED Francisco Margiochi abriu portas às crianças e suas famílias, no dia 31 de maio. De burro, a cuidar dos animais, no pão e nos jogos tradicionais, os visitantes puderam experienciar o ambiente dinâmico e surpreendente da Quinta do Arrife. Fazendo jus à tradição, o Dia da Criança também foi assinalado na região envolvente e o CED Francisco Margiochi, como parceiro local, participou em três eventos:
 - O “Dia das profissões” da semana da criança organizada pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo - Hospital de Torres Novas, com o tema “Quando crescer quero ser…”;
 - Na Câmara Municipal Santarém, no Jardim da Liberdade, com o atelier “Alimentação”, promovendo a ligação entre os produtos agrícolas e a alimentação;
 - Colaboração com a Câmara Municipal de Alcanena, na atividade de tiro com arco, focando a energia e a atenção das crianças, aprendizagem relevante para a vida escolar e social.
No seu conjunto, foram quatro experiências muito significativas para consolidar a imagem local e a identidade socioeducativa não formal do CED Francisco Margiochi.
 
  
 Reportagem Moda Portugal RTP - Curso Profissional Técnico de Relojoaria Minimizar
 
  
 Patriarca de Lisboa preside a Cerimónia na Casa Pia Minimizar

05-06-2014

No passado dia 28 de maio, os educandos do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) de Nossa Senhora da Conceição, que frequentam a catequese, celebraram os Sacramentos de Iniciação Cristã do Batismo, do Crisma e da Primeira Comunhão, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Com o tema; " Jesus Cristo Ressuscitado é Razão da nossa Fé ", os nossos educandos viveram intensamente esta Celebração.
 
A Cerimónia foi presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, acompanhado do Pároco de Santa Isabel, Pe José Manuel de Almeida, do Reitor da igreja de Nª Srª da Conceição, Pe. Ismael Teixeira e do Cónego Pe. José Manuel Ferreira.
Estiveram presentes o Dr. Gabriel Osório de Barros, Chefe de Gabinete de sua excelência o Ministro Dr. Pedro Mota Soares, o Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, a Direção do CED  N. Sra. da Conceição e de outros CED, colaboradores, famílias e educandos.
 
A Celebração teve a participação do coro da Casa Pia com acompanhamento instrumental pelos docentes de educação musical dos CED Maria Pia, Jacob Rodrigues Pereira e Nª Srª da Conceição.
 
No final, teve lugar um pequeno lanche, preparado e servido pelos educandos dos Cursos de Pastelaria e Mesa/ Bar do CED D. Nuno Álvares Pereira.
  
 Casa Pia premiada no Campeonato das Profissões - Skills Minimizar

05-06-2014

A Casa Pia de Lisboa participou, com 17 educandos, no Campeonato Nacional das profissões – Skills, que se realizou-se entre os dias 25 e 30 de maio, no centro de formação do IEFP, Porto - cerco, Escola de Hotelaria do Porto e no Centro Comercial Dolce Vita.
Os vencedores do Campeonato Nacional das Profissões foram anunciados na Cerimónia de Encerramento, no dia 30 de maio, na Casa da Música durante a qual foram atribuídas 147 medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores classificados de cada profissão.
A Casa Pia de Lisboa conquistou 7 medalhas nas profissões de Desenho Construção Civil CAD, Ótica Ocular, Receção Hoteleira e Relojoaria.
O evento, de carácter nacional, contou com a participação de 380 jovens, dos 17 aos 25 anos, provenientes de centros de formação profissional, escolas e empresas de todo o país, que competiram entre si num conjunto de 45 profissões, desde as artes criativas, gestão e tecnologias de informação, produção, engenharia e tecnologia, transporte e logística, serviços sociais, pessoais e turismo.
Os jovens premiados vão representar de Portugal no 4º Campeonato Europeu das Profissões - "Euroskills" - a realizar na cidade francesa de Lille, em Outubro, e no Campeonato Mundial das Profissões - "Worldskills", a disputar em Agosto de 2015, em São Paulo, Brasil.
  
 Casa Pia participa na IV Feira de Educação Especial de Belém Minimizar

04-06-2014

Realizou-se no passado dia 30 de maio a IV Feira de Educação Especial de Belém, organizada pela comissão social da Freguesia de Belém. Esta feira teve como objetivo divulgar a técnicos, pais/encarregados de educação e população em geral as respostas e apoios ao nível da educação especial.
A Casa Pia de Lisboa esteve representada pelo CED António Aurélio da Costa Ferreira, CED Jacob Rodrigues Pereira e CED D. Nuno Álvares Pereira.
  
 casa pia anima hospital Dona Estefânia Minimizar

30-05-2014

O Curso Técnico de Apoio Psicossocial do CED Pina Manique (CED PM) e o Centro Cultural Casapiano (CCC) comemoraram o Dia da Criança com uma ação de animação no Hospital  Dona Estefânia. Para esta iniciativa foram preparadas uma série de atividades específicas para que os meninos e meninas internados no Hospital Dona Estefânia pudessem ter um dia diferente. Com o apoio dos educandos, professoras do CED PM e serviço educativo do CCC realizaram-se pinturas faciais, jogos de habilidade, jogos tradicionais entre outros. Foi uma manhã especial que todos desejam repetir. Uma palavra de agradecimento especial à equipa do Hospital Dona Estefânia e à Operação Nariz Vermelho pelo seu trabalho e dedicação.
  
 Equipa da Microsoft Portugal visita a Casa Pia Minimizar

26-05-2014

No âmbito das atividades desenvolvidas pela Equipa de Inserção Profissional da Casa Pia de Lisboa e em parceria com o programa "Empowering Youth" da Microsoft Portugal,  realizou-se no dia 21 de Maio de 2014, no CED Pina Manique,uma palestra dirigida a educandos dos cursos profissionais das áreas de Ciências do Desporto, Ciências Informáticas, Construção Civil e Engenharia Civil, Gestão e Administração e Turismo onde foram abordados  vários temas como: Training, Career Plan, Curriculum,  Life in the Company,  Setting and Visualizing Goals,  Self – Motivation, Personal Finances, Leadership, Management, Teamwork, Self – Development and Self Empowerment.
Participaram nesta iniciativa cerca de 160 educandos.
A Equipa de Inserção Profissional da Casa Pia de Lisboa agradece a excelente sessão que  Marco Cerruti, Pedro Ruivo e Marcos Campos realizaram para os nossos jovens.
A mensagem transmitida será sem dúvida importante no seu percurso pessoal e profissional!
  
 Casa Pia inaugura núcleo museológico na Quinta do Arrife Minimizar

23-05-2014

 
No passado dia 16 de Maio, o Centro de Educação e Desenvolvimento Francisco Marchiochi inaugurou um pequeno núcleo museológico na Quinta do Arrife, tendo como principal objetivo homenagear o Senhor Engenheiro Mário Maurício dos Santos e a Senhora D. Maria Constança de Sousa Gonçalves, ilustres beneméritos desta instituição, e doadores, entre outros bens, da Quinta do Arrife. Desta forma, todos os participantes das várias atividades da Quinta do Arrife poderão inteirar-se da história deste espaço educativo da instituição.
A cerimónia foi precedida de missa por alma dos referidos beneméritos e seus familiares onde estiveram presentes o Conselho Diretivo assim como todos os dirigentes da instituição.
  
 Casa Pia ganha prémio no concurso escolar “A minha Escola adota um museu, um palácio, um monumento” Minimizar

20-05-2014

Os educandos do Curso de Imagem Interativa do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira ganharam o prémio nacional na categoria multimédia na 8ª edição do concurso escolar “A minha Escola adota um museu, um palácio, um monumento”, organizado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Direção-Geral de Educação (DGE).


A cerimónia de entrega de prémios e a exposição dos trabalhos premiados irá decorrer no Museu da Indústria da Chapelaria, em S. João da Madeira, no próximo dia 29 de Maio, às 16h00.

Mais informações: http://www.igespar.pt/pt/news/9/3147/

  
 Ensino Integrado de Música da Casa Pia assinala dia nacional da Noruega Minimizar

20-05-2014

 
No passado dia 15 de Maio, os educandos do Ensino integrado de Música do Centro de educação D. Nuno Álvares Pereira interpretaram o hino nacional da Noruega e o hino português, pelo segundo ano consecutivo, na residência oficial do Senhor Embaixador da Noruega, no âmbito das celebrações do dia nacional da Noruega.
  
 Ensino Integrado de Música atua na Festa da Flor Minimizar

19-05-2014

O Ensino Integrado de Música participou no passado dia 17 de Maio, na 4ª edição da Festa da Flor de Lisboa, no Centro de Exposições da Tapada da Ajuda.

  
 Finalistas de Design de Moda da Casa Pia de Lisboa levam criações ao Museu do Traje Minimizar

19-05-2014

 
Os educandos finalistas do curso profissional de Design de Moda da Casa Pia de Lisboa levaram ao Museu Nacional do Traje a exposição Organic Life, onde apresentaram os seus trabalhos inspirados nos bordados de Viana de Castelo. A mostra esteve patente de 14 de Fevereiro a 5 de Maio com um conjunto de vestidos de tweed, ajustados ao corpo, com bordados e tricot.
Apontando ao tema dos bordados de Viana do Castelo, os finalistas do Curso Profissional de Design de Moda da Casa Pia realizaram uma série de criações em que utilizaram o tweed como matéria-prima para o desenvolvimento de propostas contemporâneas e a conjugação deste material com influências tradicionais como os bordados portugueses.

Estes trabalhos, reunidos sob a designação Organic Life, estiveram expostos no Museu Nacional do Traje de 14 de Fevereiro a 5 de Maio.

Foi uma organização que mereceu nota em várias publicações, como as edições online:
 
 - House Trends – revista especializada em arquitectura, design, decoração e moda (http://www.housetrendsmag.com/project/exposicao-organic-life/)
 - Pporto ( http://www.pportodosmuseus.pt/2014/02/14/exposicao-organic-life-museu-nacional-do-traje/)- plataforma de informação sobre o Património Cultural e as Indústrias Criativas.
  
 Casa Pia recebe profissionais da Artic Vocational Foundation da Suécia Minimizar

15-05-2014

Decorreu no passado dia 7 de Maio, uma visita técnica de vários profissionais da Artic Vocational Foundation da Suécia ao Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da Casa Pia de Lisboa. A temática da visita incidiu sobre as experiências que Portugal desenvolve no âmbito dos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) a adultos.
Promovida pela EUROYOUTH Portugal, esta iniciativa insere-se no âmbito do programa “VatTools – Tools and methods for recognitions and validation of prior learning”, co-financiado pelo Programa Leonardo da Vinci.
  
 Casa Pia de Lisboa participa no ciclo de palestras “O Marquês de Pombal na Ajuda – 2014” Minimizar

13-05-2014

Integrada no ciclo “O Marquês de Pombal na Ajuda- 2014”, e organizado pela Casa da Cultura da Ajuda, realizou-se no dia 8 de Maio, pelas 18H00, no Centro Educação e Desenvolvimento (CED) D. Nuno Álvares Pereira, a Palestra “O Convento das Religiosas da Visitação de Stª Maria: um exemplo pedagógico e assistencial na consolidação urbana do sítio da Junqueira”, seguida de uma visita guiada às instalações do antigo convento, que atualmente acolhe o CED D. Nuno Álvares Pereira, da Casa Pia de Lisboa. Foi orador o Dr. Nuno Ludovice, Professor da Universidade Lusíada.
 Em colaboração com a Casa da Cultura da Junta de Freguesia da Ajuda, os educandos do Curso Integrado de Música do CED D. Nuno Álvares Pereira abriram este evento com um concerto de música barroca e os educandos do Curso de Educação e Formação de Pasteleiro/Padeiro e Serviço de Bar serviram um cocktail.
  
 Exposição “Modos de Olhar” no Centro Cultural Casapiano Minimizar

13-05-2014

Inaugurou no passado dia 6 de Maio, a exposição “Modos de olhar”, na galeria de exposições temporárias do Centro Cultural Casapiano.
Esta iniciativa, na sua segunda edição, é o resultado da colaboração da histórica Galeria 111 com a Casa Pia de Lisboa,  na pessoa da Doutora Arlete Alves da Silva, que gentilmente selecionou e organizou esta mostra sob o signo da subjetividade, a forma como a individualidade artística pode ter abordagens tão diferentes a temas ou elementos comuns. Estarão patentes obras de:  Arpad Szenes, Bartolomeu dos Santos, Carlos Calvet, David Almeida, Jacinto Luís, Joaquim Rodrigo, Júlio Pomar, Lourdes Castro, António Dacosta, Antonio Seguí, José de Guimarães e Eduardo Luiz até ao próximo dia 28 de Maio.
 
Esta exposição, como todas do CCC, é acompanhada por uma série de visitas guiadas e oficinas de expressão plástica, para mais informações e/ou marcações contactar: sandra.afonso@casapia.pt
  
 Ensino integrado de Música da Casa Pia de Lisboa participa nos dias da música no Centro Cultural de Belém Minimizar

13-05-2014

A oitava edição dos Dias da Música, que terminou no dia 04 de Maio, no Centro Cultural de Belém, ficou marcada pela ampla participação de jovens músicos, vários deles com uma qualidade assinalável.

Com a criação de ciclos paralelos como os Mini Dias da Música e Projetar o Futuro com Arte, nos quais atuaram 483 alunos de música de vários níveis, oriundos de cerca de meia centena de escolas, conservatórios  e academias de todo o país.

A Casa Pia de Lisboa também esteve presente com a Orquestra de Cordas do Ensino Integrado de Música, no dia 04 de maio.

  
 CASA PIA DE LISBOA E FUNDAÇÃO INATEL CELEBRAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Minimizar

28-04-2014

No âmbito das atividades desenvolvidas pela Equipa de Inserção Profissional da Casa Pia de Lisboa, e com vista à integração dos nossos educandos em Formação em Contexto de Trabalho realizou-se no dia 23 de Abril, no Centro Cultural Casapiano a cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Casa Pia de Lisboa e a Fundação Inatel.
Presidiram ao ato a Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, Dra. Cristina Fangueiro e o Presidente da Fundação Inatel, Professor Doutor Fernando Ribeiro Mendes.
  
 Casa Pia participa no 1º Fórum da Rede CONVIDA Minimizar

28-04-2014

No passado no dia 10 de Abril, a Casa Pia de Lisboa esteve presente no 1º Fórum da Rede CONVIDA subordinado ao tema “Oportunidade de Formação”. A Casa Pia fez-se representar pela Direção Executiva do CED António Aurélio da Costa Ferreira (AACF), Dra. Madalena Antunes, a Formadora de Braille e Tiflotecnologia e Informática Patrícia Santos Pimenta e as Docentes e Formadoras de Cidadania Ana Cardoso Vaz e Carla Felizarda Ribeiro.
A CONVIDA é uma Rede para a Cooperação de Organizações Nacionais da Visão para a Inclusão e Desenvolvimento de Atividades e tem como principais objetivos proporcionar um espaço de aproximação e diálogo entre as organizações portuguesas ligadas à Deficiência Visual; promover a partilha de experiências, boas práticas e necessidades entre os seus membros; contribuir para a melhoria da qualidade e quantidade das respostas sociais na área da Deficiência Visual; potenciar e dinamizar a elaboração de projetos a nível nacional e europeu e Coordenar a participação portuguesa na rede Europeia ENVITER - http://redeconvida.blogspot.pt/.
Este Fórum decorreu na Universidade Lusófona e estiveram presentes as Organizações: AAICA – Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes; APEDV - Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais; ARP – Associação de Retinopatia de Portugal; Centro Social e Paroquial do Pinhal Novo e a Fundação Raquel e Martin Sain dando assim início a um conjunto de debates que terão uma periodicidade bianual.
  
 Casa Pia realiza 3º Congresso Internacional de Educação de Surdos Minimizar

15-04-2014

Decorreu no dia 11 de Abril, no Centro Cultural Casapiano e com lotação esgotada, o 3º Congresso Internacional de Educação de Surdos “INTERVENÇÃO PRECOCE E INFÂNCIA: TEMPO(S) E RITMO(S) NA EDUCAÇÃO DE SURDOS”, e contou com a presença de Sua. Exa. O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Agostinho Branquinho.

 

  
  Casa Pia de Lisboa e a Faculdade de Motricidade Humana assinam protocolo Minimizar

11-04-2014

No âmbito da Animação Desportiva, a Casa Pia de Lisboa e a Faculdade de Motricidade Humana assinaram no dia 10 de Abril, no Centro Cultural Casapiano, um Protocolo no sentido de promover a realização de um curso de especialização tecnológica (CET), de nível 5.

  
 Casa Pia participa na Futurália Minimizar

09-04-2014

Realizou-se, entre os dias 26 e 29 de Março, a Futurália, a maior feira de educação, formação e orientação educativa em Portugal, na Feira Internacional de Lisboa, onde a Casa Pia de Lisboa, esteve mais uma vez presente.
 A Casa Pia apresentou a sua oferta formativa e educativa para o ano letivo de 2014/2015, animando o stand com um extenso programa de atividades, através de apresentações ao vivo, abertas à participação de todos. Assim, foi possível a todos participar em aulas de fitness, experimentar montar um relógio, experimentar iguarias culinárias, tirar uma fotografia de grupo num estúdio móvel, participar em jogos de grupo, entre muitas outras experiências representativas da oferta de cursos da Casa pia de Lisboa, sempre com uma grande adesão do público.
Um agradecimento a todos os educandos que estiveram no stand, que, mais uma vez foram os melhores embaixadores da Instituição.

Galeria fotográfica...»»

  
   Minimizar

21-03-2014

Chá com Poesia anima Centro Cultural Casapiano
Está a decorrer no Cultural Casapiano um conjunto de actividades que visam comemorar o Dia Mundial da Poesia. A iniciativa promovida pelo CCC em parceria com o espaço TEU do CED Pina Manique conta com a presença das actrizes Paula Dias e Ana Balbi.

 

  
   Minimizar
21-03-2014
Programa Arrife Vivo
O programa “Arrife Vivo” do Centro de Educação e Desenvolvimento Francisco Margiochi, estará representado nas I Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologias e Inovação, de 5 a 10 de maio de 2014. O evento online, totalmente assíncrono, é organizado pela Universidade Aberta e pelas Universidades de Oviedo - Espanha e  Federal do Rio Grande do Sul - Brasil.
Este evento tem a finalidade de possibilitar um espaço de diálogo entre investigadores e docentes sobre inovação pedagógica, com base no intercâmbio de resultados da investigação aplicada, com especial destaque para a diversificação da oferta formativa.
Será apresentado o projeto de investigação “A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem. O contexto da Quinta do Arrife”, objeto de dissertação de mestrado do colaborador Rui Eira, que se focou no contexto pedagógico e curricular de visitas de estudo, desenvolvidas no âmbito de Estudo do Meio - 1.º CEB.
 
 
 
  
   Minimizar

21-03-2014

PROJETO Mar de Oportunidades

A Casa Pia de Lisboa, I.P. e a Associação Aporvela (associação privada sem fins lucrativos que tem por objectivo promover o MAR junto dos portugueses, em especial dos mais jovens) desenvolveram o Projeto “Mar de Oportunidades” cujas atividades irão decorrer entre março de 2014 e dezembro de 2015. Este Projeto foi desenhado com o objetivo de proporcionar aos jovens um conjunto de atividades relacionadas com o Mar, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais e para a promoção da descoberta de vocações profissionais, dando a conhecer a mais valia geoestratégica do mar para Portugal e capacitando-os para o exercício de atividades relacionadas com o mar.

Para tal, estão programadas um conjunto de atividades lúdico, pedagógicas, educativas/ formativas, como por exemplo, palestras, workshops, visitas a espaços museológicos, a estruturas de construção naval e de produção de atividades económicas, bem como navegação em embarcações.

 

  
  
  
 ARQUIVO - NOTICIAS 2014 Minimizar
  
 Arquivo - Noticias 2013 Minimizar
  
 ARQUIVO - NOTICIAS 2012 Minimizar
  
 Arquivo - Notícias 2011 Minimizar
  
  Minimizar
  
 Quinta do Arrife no Jornal Almonda Minimizar

 

Jornal Almonda, Edição nº4871 de 23 de Março - Artigo "Quinta do Arrife, Descobrir a Natureza aqui ao lado...Ler mais»»
  
 O Percurso da Transformação - Sensibilizar para o Ambiente Minimizar
  
 Casa Pia promove os direitos das crianças Minimizar
  
 Mestres dos Relógios - Revista EPICUR Minimizar
  
 "Horas de Aprender"- Reportagem Jornal i - Técnico de Relojoaria Minimizar

 

"Na sala de aula há tabuleiros com pequenas ferramentas, pinças, pincéis, borrachas, esfregões e lupas, tudo em tamanho pequeno,meticulosamente alinhados."...saiba mais