Casa Pia de Lisboa realiza 1º Encontro de Acolhimento Terapêutico
No passado dia 27 de novembro teve lugar no Centro Cultural Casapiano o 1º Encontro de Acolhimento Terapêutico que reuniu cerca de 170 profissionais internos e de instituições externas ligados à área do acolhimento. O Encontro contou com a intervenção de instituições parceiras como a Pressley Ridge, o Pensamento Vivo, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o especialista convidado, Richard Rollison, que publicou vários artigos e co...ntinua a dar palestras em todo o Reino Unido e na Europa.
Entre os principais objetivos do evento destacam-se a partilha de boas práticas e experiências nesta área de intervenção e o enriquecimento de conhecimentos teórico-práticos dos profissionais.
A Casa Pia de Lisboa realiza acolhimento residencial desde a sua fundação, tendo vindo a ajustar as respostas de acolhimento às necessidades das crianças e jovens e suas famílias, bem como do sistema de promoção e proteção, cumprindo as respetivas exigências legais.
Nos últimos anos, a Instituição utilizou diferentes metodologias para capacitar os seus profissionais deste domínio, através da produção de documentos, realização de sessões de reflexão e intervisão, integração de supervisão e formação, procurando deste modo efetuar mudanças ao nível dos procedimentos instituídos. As metodologias utilizadas têm tido sempre em conta a participação dos cuidadores.
Um agradecimento especial a todos os oradores e participantes pela troca de experiências que enriqueceram os profissionais desta área de missão, mas também garantiram o sucesso desta iniciativa.
Casa Pia de Lisboa recebe prémio da EPAL
A 2ª edição do “II Baco - Concurso para futuros Escanções” decorreu no Centro Cultural Casapiano (CCC) – Casa Pia de Lisboa (CPL), no dia 21 de novembro. No concurso participaram educandos dos cursos de Restaurante/Bar e, ainda, educandos de outras escolas do país.
O evento principiou com uma atuação do “Grupo de cantores” do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) D. Maria Pia (MP), seguindo-se uma intervenção do seu diretor, Dr. Manuel Ventura. O Arq. Alexandre Lisboa da Câmara Municipal de Oeiras apresentou o vinho de Carcavelos, um vinho licoroso que foi “resgatado” por várias entidades públicas.
As provas decorreram nos diversos espaços do CCC permitindo, dessa forma, um cenário distinto e improvável onde os futuros escanções foram colocados à prova.
Mesmo na recta final do evento, o Presidente da Associação de Escanções de Portugal, Dr. José Santanita, fez uma locução onde ressalvou a importância deste evento para o futuro profissional dos jovens participantes, ideia reforçada pela intervenção do diretor do Centro Cultural Casapiano, Dr. João Louro.
Por fim, uma palavra de agradecimento a todos os professores, trabalhadores e educandos da CPL que permitiram a realização deste evento, assim como a todas as empresas e instituições parceiras. 
Escanções em prova na Casa Pia de Lisboa
Os  Serviços Centrais da Casa Pia de Lisboa (CPL,I.P) e o Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) D. Nuno Álvares Pereira apresentaram uma candidatura na área da sensibilização, no âmbito da Iniciativa “EPAL - Corrente pela Água” que distingue e reconhece as entidades que desenvolvem ações promotoras do uso eficiente da água, tendo obtido o primeiro lugar.
À CPL, I.P. foi entregue um selo digital de qualidade conferido por 12 meses, Serviço waterBeep® Pro durante três anos e 20 Jarros EPAL.
A cerimónia realizou-se no CED de Pina Manique e contou com a presença do Dr. Marcos Sá, Diretor de Comunicação e Educação Ambiental da EPAL, Dra. Celeste Anselmo, Responsável Educação Ambiental da EPAL e a Engª Helena Ramos da Câmara Municipal de Lisboa.
Um reconhecimento do qual muito nos orgulhamos.ponsável Educação Ambiental da EPAL e a Engª Helena Ramos da Câmara Municipal de Lisboa.
Um reconhecimento do qual muito nos orgulhamos.
A Casa Pia de Lisboa está mais uma vez de parabéns.
No âmbito da iniciativa “Epal – Corrente pela Água” que visa apoiar e reconhecer instituições com boas práticas ambientais, o Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira  e Serviços Centrais da Instituição foram distinguidos pela empresa.
À Casa Pia de Lisboa, em ex aequo com a Junta de Freguesia de Belém, foi atribuído o primeiro lugar na categoria “Sensibilização”.
Um exemplo e um enorme incentivo para o trabalho desenvolvido pela Casa Pia no âmbito boas práticas ambientais.
Casa Pia de Lisboa galardoada com distinção ambiental
O  Auditório do Museu Nacional dos Coches  foi o cenário escolhido para o Conselho Diretivo da Casa Pia nos dias 14 e 15 de novembro partilhar  com todos os trabalhadores o Plano Estratégico 2019-2023. Esta iniciativa   revestiu-se de uma  dinâmica diferente. Numa primeira fase , O CD  fez uma breve exposição dos objectivos estratégicos  a concretizar nos próximos cinco anos.  Destacamos  uma afirmação da  Presidente, Dr. ª Cristina Fangueiro : “ este plano  foi em boa parte o resultado do somatório dos contributos prestados pelos trabalhadores ”  Esta apresentação contou, ainda,  com uma convidada especial, Leonilde O’Neil ,  a actriz Ana Palma,  que envolveu os trabalhadores numa encenação motivacional descontraída atraindo risadas e boa disposição  a uma vasta plateia.
 
Esperemos que outras iniciativas como esta façam parte de uma nova realidade desta grande “Casa”.
 
Are you motivated??
Apresentação do Conselho Diretivo marcou a diferença
O Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) D. Nuno Alvares Pereira (NAP) da Casa Pia de Lisboa (CPL) celebrou o aniversário do seu padroeiro, dia 6 de novembro, dia de São Nuno de Santa Maria.
As celebrações começaram de manhã através da realização de atividades destinadas aos educandos, seguindo-se a celebração da eucaristia pelo Cónego José Manuel Santos Ferreira durante a tarde. Finalmente, foram entregues os prémios de mérito numa cerimónia que contou com a presença da Vice-presidente do Conselho Diretivo da CPL, Dra. Joaquina Franco, do Vogal, Dr. José Lucas e da Directora Executiva do CED NAP, Dra. Isabel Sá.
Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira celebra aniversário do seu padroeiro
A exposição “Oficina de Espantalhos” foi inaugurada com a presença dos diretores dos três Centros de Educação e Desenvolvimento (CED) envolvidos na exposição, Eng. Jorge Duque, Dra. Leonor Fechas e Dra. Luísa Barbeiro, no Centro Cultural Casapiano da Casa Pia de Lisboa, no dia 31 de outubro – Dia das Bruxas.
Esta exposição resultou do programa das colónias de férias do CED Francisco Margiochi, no Centro de Férias da Quinta do Arrife, no verão de 2018 que incluiu  uma oficina de espantalhos. Foram convidados as crianças e jovens das casas de acolhimento dos CED de Santa Catarina e de Santa Clara e do Lar de Apoio do CED Jacob Rodrigues Pereira, bem como os respetivos educadores, a criarem os seus espantalhos, que agora podem ser apreciados no Centro Cultural Casapiano.
Inauguração da exposição “Oficina de Espantalhos”
 

O Centro Cultural Casapiano (CCC) da Casa Pia de Lisboa tem patente a exposição “Convergências” do “Coletivo Mulheres com Arte”, que apresenta diversas obras de artes plásticas, nomeadamente de pintura e escultura. A figura feminina, em diferentes interpretações, formas e materiais é o motivo que une as obras agora expostas.
A exposição está patente até 24 de novembro e pode ser visitada na Galeria de Exposições Temporárias do CCC.
Exposição “Convergências” na Casa Pia de Lisboa
 
A Casa Pia realizou candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética tendo como finalidade a substituição de lâmpadas e condensadores. Esta medida abrange Serviços Centrais, Centro Cultural Casapiano, Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique e D. Nuno Álvares Pereira. Esta candidatura já está em execução, estando prevista a sua conclusão até 31 de outubro de 2018
Boas Praticas da Casa Pia de Lisboa
novembro de 2018
notícias